Se eu te perguntasse “quem é você?” o que você responderia?

Normalmente começamos por “Me chamo Vivianni, tenho 29 anos, sou Psicóloga”. Dados muitas vezes automáticos em respostas a perguntas desse gênero. Mas realmente sabemos quem nós somos? Vamos expandir um pouco essa questão.

Quais são seus sonhos? E seus medos? Qual sua maior realização? E seu maior fracasso?

Pois bem, aprendemos de tudo, menos sobre nós mesmos.

Na verdade, não temos muito tempo para isso, sempre estamos atrás de coisas “mais importantes” como estudos, trabalho, dar conta do dia-a-dia. Mas se você parar um momento e pensar além do óbvio, respirar fundo e tentar escutar seus pensamentos, analisar suas emoções, observar seus comportamentos, você poderá se surpreender.

Mas não se engane, não somos os mesmos o tempo todo. Mudamos constantemente. E que bom que somos assim! Imagine se todos sofrermos da “Síndrome de Gabriela” e pensarmos “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...” nos fechamos a um modo de funcionamento de nós mesmos que muitas vezes não nos faz bem.

Devemos estar atentos às transformações do mundo, às transformações da sociedade, de nossa cultura e de nosso corpo. Estamos a todo momento em um processo de criação e recriação de nós mesmos. Não somos seres estáticos. Nosso próprio corpo se modifica incessantemente, nossas células nascem e morrem constantemente.

Faça então o exercício: conheça e reconheça suas emoções, seus comportamentos. Fique atento aos seus pensamentos. Pense sobre seu futuro, suas ambições, o que você gostaria de melhorar. E faça disso um exercício.

De que adianta conhecer diversos caminhos do mundo sem conhecer o que te leva até você?

2 comentários em “Aprendemos de tudo, menos a nos conhecer”

  1. Muito bom quando podemos nos avaliar e chegar a conclusão do que somos e o que podemos melhorar . Não vamos deixar para amanhã o que o dia de hoje espera de nôs. Sucesso!

  2. Sou um pouco melhor a cada oportunidade que vivo . Uma alegria, um tropeço, e mesmo um momento reflexivo através de uma decepção. O Amor e alegria me renova constantemente na presença de Deus . A sua sabedoria renova a cada manhã. Viver e sonhar não tem tempo , tenho oportunidade sempre, as vezes escapa das minhas mãos

Deixe um comentário

siga-me

[email protected]
+55 27 3229-2628 / +55 27 99980-0449

 Vivianni Barcellos © Copyright – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Fernando Pena